24/04/2010

..::..Os recursos virtuais na aprendizagem: fórum..::..

Por Prof. Técnico Multiplicador: Jader Willian Antonelo

Apropriar-se de objetos virtuais e utilizá-los para o ensino aprendizagem tem sido um dos desafios e necessidades surgidas com o aparecimento das TICs.
Sabemos que a Internet revolucionou a disseminação da informação no mundo. Com ela inúmeros recursos que podem ser utilizados pelos educadores para enriquecer a prática pedagógica. Um deles é o Fórum de discussão.
Através dos fóruns os usuários podem trocar informações e experiências e debater sobre temas que circulam pelo mundo. No fórum fala-se, melhor dizendo, tecla-se de tudo. Os temas são organizados por tópicos. Para utilizar um fórum, geralmente basta registrar-se fornecendo uma conta de e-mail e criando um login e uma senha.
O fórum pode ser um ótimo recurso pedagógico. Nesse ambiente, professores podem discutir com outros professores sobre infinitos temas sobre sua profissão, como sugerir experiências e ou atividades que foram bem sucedidas. Com os alunos podemos criar temas relacionados a conteúdos ministrados e pedir que entrem e registrem opiniões. Por exemplo, aproveitando o ano eleitoral de eleição presidencial 2010, discutindo sobre o indivíduo frente a ética nacional, um professor de filosofia ou sociologia pode criar um tópico com os seguintes questionamentos:
Qual a relação entre “corrupção X honestidade” na política? A corrupção superou a ética? Em sua opinião, falta de ética tornou-se comum e banal no cenário político? O que significa ser um cidadão ético? Como podemos mudar essa realidade?
Outra opção para se criar fóruns de discussão é o Yahoo Respostas, onde é necessário possuir uma conta de e-mail do Yahoo.

Temas relacionados acesse também: