08/02/2011

Cursos Proinfo Integrado I, II e III


A idéia fundamental do Proinfo Integrado é promover o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas nas escolas públicas de todo o Brasil. Este sistema foi desenvolvido para atender aos usuários do Programa de Capacitação Continuada em Educação à Distância com o objetivo principal de manter o cadastro de Cursistas, Cursos e Turmas de formação. Os cursos serão oferecidos para Professores das redes Estadual e Municipal de Ensino e todos os encontros acontecerão no Núcleo de Tecnologias Educacionais de Coxim – NTE.

No Proinfo Integrado I temos o curso Introdução a Educação Digital. A carga horária deste curso é de 40 hs , sendo que os encontros são semanais (todas as segundas-feiras, num total de cinco encontros) – o primeiro encontro acontece no dia 21 de Fevereiro e tem o término previsto para o dia 28 de Março. O objetivo é apresentar aos professores o computador e o sistema operacional Linux com os aplicativos que o BrOffice oferece ( editor de texto,de apresentação e planilha eletrônica) e Internet.

No Proinfo Integrado II temos o Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC. Este curso busca articular, de modo criativo, a tecnologia ao trabalho do professor, discutindo as concepções, metodologias e estratégias de ensino. Acontecerá quinzenalmente às quartas-feiras, com duração de 10 encontros e carga horária de 100 hs. O primeiro encontro acontece no dia 23 de Fevereiro e o término previsto para o dia 29 de Junho.

No Proinfo III temos o curso de Elaboração de Projetos. Neste curso os professores são instigados a pensar e articular em três elementos: o projeto pedagógico, as tecnologias e o currículo. Durante o curso, o professor elabora e executa um projeto pedagógico em sua escola e busca refletir sobre todo o desenvolvimento do processo, ou seja, da elaboração à execução. Também acontecerá quinzenalmente (às quintas-feiras) com duração de 05 encontros e carga horária de 40 hs., sendo que o primeiro encontro acontecerá em 24 de Fevereiro e o término está previsto para 28 de Abril.

Os Professores poderão se inscrever em até dois cursos (Proinfo I e Proinfo II) simultaneamente. Para o curso do Proinfo III, somente poderão se inscrever os professores que concluíram o Proinfo II.

Postagem feita pela Professora Multiplicadora Marilu Ribeiro