08/07/2011

Enceramento do Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - NTE Coxim

Depois de dez encontros presenciais quinzenais com a realização de atividades presenciais e à distância, encerrou-se na quarta-feira 29/06 aqui no NTE Coxim, o Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC. Este Curso capacita os Professores no sentido de fazê-los compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas; planejando estratégias e integrando recursos tecnológicos disponíveis, criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série. Espera-se também que o Professor utilize as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
Para este encontro final, foi solicitado no 8.º Encontro que os Cursistas se dividissem em grupos e elaborassem um Projeto com a utilização das Tecnologias. Dezesseis cursistas concluíram este trabalho, sendo que os Projetos apresentados foram: Bullying na Escola – Cursistas Neusa, Miria e Márcia; O Ciclo da Água e a preservação – Cursistas Maristela, Iraci, Lourdes e Ana Claudia; A valorização da arte na Escola – Cursistas Ana Elaine, Cibele e Cimara; Utilizando a Tecnologia na Educação – Cursistas Rosilene, Suzete, Ana Paula e Nair e Projeto Salada de Frutas – Cursistas Geisa e Marcos.

Parabéns Cursistas; estamos todos juntos desde o mês de Fevereiro, percorremos um longo trajeto onde compartilhamos o aprendizado e também as dificuldades dentro da nossa jornada diária; convivemos durante tantas horas e agora carregamos a marca de experiências comuns que tivemos. Ainda temos um caminho a percorrer: o Curso Elaboração de Projetos que iniciaremos no 2.º Semestre; portanto não desistam e sigamos confiantes em busca de nossos ideais para exercermos a nossa profissão.

BOAS FÉRIAS, BOM DESCANSO!!! Vejo vocês em Agosto...

Prof.ª Multiplicadora Marilu